Grupo RBS, de Duda Melzer, lança campanha de valorização do jornalismo

Dia do Jornalista foi celebrado pela rede de mídia gaúcha com a divulgação de um vídeo-manifesto destacando o trabalho dos profissionais que buscam a verdade

(DINO) 05/05/2017
No último dia 7 de abril, foi celebrado o Dia do Jornalista e, em meio ao atual fenômeno de disseminação de notícias falsas (fake News), o Grupo RBS – rede gaúcha de comunicação presidida por Eduardo Sirotsky Melzer, também conhecido como Duda Melzer – aproveitou a data para materializar, em uma série de ações, a sua defesa pelo jornalismo de qualidade e por todos os profissionais que trabalham para levar informação certificada e confiável à sociedade.

Com o conceito “A realidade é incrível demais para se ler notícias falsas”, o grupo de mídia de Duda Melzer lançou um vídeo-manifesto para o público interno e também nas redes sociais para marcar a data e valorizar o papel desses profissionais na busca pela verdade e pela qualidade. As marcas da RBS também se manifestaram a favor da luta contra as notícias falsas.

O editorial da Zero Hora (ZH) reforçou a mensagem da campanha. “(...) A celebração de mais um Dia do Jornalista nesta sexta-feira é uma ótima oportunidade para a renovação do compromisso dos profissionais de imprensa e das empresas de comunicação com o direito dos cidadãos de receberem informações corretas, imparciais e verdadeiras (…)”.

Ao longo do último mês, outros vídeos sustentaram o conceito, confrontando o que é fake news e o que é notícia real. O objetivo da campanha do Grupo RBS de Duda Melzer foi culminar com o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, celebrado no dia 3 de maio.

O selo editorial “Notícia falsa na rede” identifica, em Zero Hora, Rádio Gaúcha e RBS TV, marcas do Grupo RBS, todo boato que é esclarecido pela reportagem – a iniciativa, liderada pelo produtor da Gaúcha Tiago Boff, ajuda a impedir a propagação de informações incorretas.

O combate às fake News é uma causa que tem sido levantada por veículos de comunicação do mundo inteiro, como por exemplo, os jornais americanos The New York Times e The Washington Post.

Declarações

O chairman do Grupo RBS Duda Melzer publicou em sua conta no Twitter: “Hoje é Dia do Jornalista. Profissional que admiro e respeito. Busca pela verdade, sempre. Formam a alma da RBS! Minha homenagem e gratidão”. A mensagem de Duda Melzer foi postada junto com o vídeo da campanha contra as fake news.

O vice-presidente Editorial do Grupo RBS, Marcelo Rech, por sua vez, em uma de suas declarações, falou sobre o esforço da empresa para passar aos seus leitores, ouvintes, internautas e telespectadores informação certificada e verdadeira. “O antídoto contra a onda de desinformação é Jornalismo profissional, com responsabilidade, técnica e pluralidade.

Todos nós da RBS nos esmeramos em levar ao público um artigo cada vez mais escasso: confiança na informação, um bem essencial para a democracia e a vida em sociedade”, afirma Rech.

Notícias PR