InpEV apoia Abrampa na defesa do Direito Ambiental

Instituto participa do XVIII Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente e dos debates sobre a proteção dos bens ambientais do Brasil

São Paulo - SP (DINO) 4/24/2018
O trabalho do inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) de conscientização e educação no campo, realizado há mais de 15 anos com muito sucesso, e os sólidos resultados do Sistema Campo Limpo, programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas, serão apresentados no Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente, promovido pela Abrampa (Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público do Meio Ambiente), entre os dias 25 e 27 de abril.

No dia 26 de abril, o gerente de Logística do inpEV, Mario Fujii, vai dividir com representantes do Ministério Público de São Paulo e do Rio Grande do Sul, além da Abividro (Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro), o painel sobre a atuação do MP em resíduos sólidos/logística reversa. "O Brasil é referência mundial na logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. E o Sistema Campo Limpo, é um ótimo exemplo de gestão de resíduos sólidos e que pode servir de inspiração para outros setores da economia", destaca Fujii.

De acordo com o executivo, o valor agregado da correta destinação das embalagens vazias está no grande impacto positivo que exerce, uma vez que "reduzimos os passivos agrícolas e revertemos isso em resultados concretos e palpáveis: desde 2002, o SCL fez com que 1,4 milhão de barris de petróleo deixassem de ser consumidos. Outra importante conquista está na não-emissão de 625 mil toneladas de CO2eq, ou seja, reduzimos a emissão de gases que contribuem com o efeito estufa".

Há alguns anos o Sistema Campo Limpo conquistou a liderança mundial no setor, colocando o Brasil na condição de referência mundial no setor. "Nossos resultados são referência. Por isso, compartilhar nossa experiência e conhecimento é extremamente relevante para nós e para a cadeia que atua na conservação do meio ambiente", finaliza.

A palestra do inpEV acontece no dia 26 de abril, às 16h. O evento será realizado no Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, localizado na Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, 80, em Porto Alegre. A expectativa é que mais de 300 pessoas participem das atividades programadas.

Sobre o inpEV
Há 16 anos, o inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) atua como núcleo de inteligência do Sistema Campo Limpo nas atividades de destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas e promove ações de conscientização e educação ambiental sobre o tema, conforme previsto em legislação. É uma instituição sem fins lucrativos formada por mais de 100 empresas e nove entidades representativas da indústria do setor, distribuidores e agricultores.

Sobre o Sistema Campo Limpo
O Sistema Campo Limpo tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) para realizar a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. O Brasil é referência mundial na destinação ambientalmente correta do material, encaminhando 94% de embalagens plásticas primárias para reciclagem ou incineração. Mais informações sobre o inpEV e o Sistema Campo Limpo estão disponíveis no site www.inpev.org.br.


Website:

Informações de contato