5 dicas para acabar com o mau cheiro do encanamento

Nada mais desagradável do que uma casa cheirando mal. Porém, cuidados simples podem evitar o mau cheiro do encanamento.

Taguatinga-DF (DINO) 12/22/2016
Nada mais desagradável do que uma casa cheirando mal. De repente, um odor de esgoto sobe pelo encanamento e invade o ambiente. Por mais que você limpe, aquele cheiro não sai.

No desespero, muitos recorrem ao uso de sprays e aromatizadores, que só pioram a situação.

Também existem no mercado produtos que prometem “limpar” a tubulação, eliminando o mau cheiro. Mas são substâncias corrosivas, altamente agressivas para o meio ambiente e que não devem ser utilizadas.

Esse odor é resultado de gases que estão presentes na tubulação da casa. Cuidados simples podem evitar o mau cheiro do encanamento.

Confira as dicas selecionadas pela Desentupir Já

1. Verifique o sifão
Instalado nas saídas do sistema de escoamento de pias e tanques, o sifão tem exatamente a função de acumular água no seu interior, evitando o retorno do mau cheiro. Por isso, verificar se o sifão está funcionando adequadamente é fundamental.
Uma instalação bem feita já garante em grande parte o bom funcionamento do dispositivo. A canopla deve estar alinhada, o sifão bem ajustado entre as saídas da pia e da parede e sem qualquer tipo de vazamento.
Verifique também se os anéis de vedação estão ressacados e se o fecho hídrico, a parte em forma de U, está acumulando água. Lembre-se que é exatamente isso que vai garantir que o mau cheiro não retorne pela tubulação.

2. Limpe a caixa sifonada
Esse dispositivo recebe todo o esgoto dos ralos e vasos sanitários e é comum que acumule material orgânico, como cabelo.
Por isso, recomenda-se sua limpeza mensalmente.

3. Faça a manutenção da caixa de gordura
Instalado na saída do esgoto da cozinha, esse componente funciona como um filtro de gordura, evitando que ela provoque entupimentos na tubulação. Quando a caixa não está funcionando corretamente, ela pode liberar mau cheiro.
Nesse caso, faça uma inspeção no dispositivo. Verifique se há trincas ou fendas, tanto na estrutura da caixa quanto na tampa. Se houver, o equipamento deverá ser substituído.
A prevenção também é importante. Para um bom funcionamento, você deve limpar a caixa de gordura semestralmente. Conte com profissionais especializados, que realizarão esse trabalho de maneira mais eficiente.

4. Cuide da vedação do vaso
Este é um cuidado importante. Uma vedação mal feita é sinônimo de cheiro desagradável.
O espaço entre o vaso sanitário e o chão deve estar totalmente preenchido por rejunte.
Verifique também o anel de vedação que se encontra entre a saída do vaso e a tubulação do esgoto. Caso não esteja em bom estado, você deverá substituí-lo.

5. Observe a caixa de inspeção
Essa parte do sistema é responsável por receber água com menos gordura, como a que vem da área de serviço e do banheiro.
A partir da caixa de inspeção, se faz a manutenção da rede de coleta, que deve acontecer anualmente.
Tire a tampa do dispositivo e observe se folhas ou detritos estão impedindo o fluxo de água. Se isso estiver ocorrendo, você deverá fazer a limpeza ou chamar uma empresa desentupidora de sua confiança.

A Desentupir Já conta com profissionais qualificados e oferece ainda os seguintes serviços:
- desentupimento de pia;
- desentupimento de vaso sanitário;
- desentupimento de caixa de gordura;
- desentupimento de ralos;
- limpeza de fossa.



Website: http://www.desentupirja.com.br

Informações de contato