CBH-Suaçuí convoca autoridades para discutir o Saneamento Básico

Seminário de Saneamento reunirá municípios, especialistas, órgãos reguladores e entidades financiadoras para tratar sobre a implantação dos Planos Municipais de Saneamento Básico

Governador Valadares/MG (DINO) 7/10/2017
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Suaçuí (CBH-Suaçuí) promove, no dia 12 de julho (próxima quarta-feira), a primeira edição do Seminário de Saneamento Básico. O evento, previsto para iniciar às 12h30, na sede da Ardoce em Governador Valadares, reunirá membros dos comitês da bacia e representantes dos municípios que compõem a bacia, especialistas, órgãos reguladores e entidades financiadoras para esclarecer dúvidas frequentes entre os gestores municipais em reação à implantação efetiva das ações previstas no Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).

A fim de contribuir para a formação dos gestores municipais ligados aos serviços de saneamento, o encontro será marcado por palestras como: Panorama do Saneamento Básico na Bacia do Rio Suaçuí; Como colocar em Prática os Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) e a Prestação e Regulação de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário.

CBH-Suaçuí tem saneamento como prioridade em suas ações
Por acreditar que o aprimoramento dos serviços de abastecimento de água, drenagem urbana, resíduos sólidos e esgotamento sanitário refletem direta e indiretamente na qualidade da água dos mananciais, O CBH-Suaçuí, juntamente com o CBH-Doce investiram mais de R$ 3,7 milhões na elaboração do PMSB de 36 municípios da bacia.

O PMSB traça, através de um diagnóstico sobre a situação dos serviços ligados ao saneamento básico no município, diretrizes para que, em curto, médio e longo prazo, sejam sanados problemas envolvendo os quatro eixos do serviço: abastecimento de água, tratamento de esgoto, drenagem urbana e coleta e destinação de resíduos sólidos. Além de ser uma ferramenta importante para os administradores municipais, o plano é uma exigência legal e pré-requisito para a solicitação de recursos federais destinados a obras de saneamento.

Veja a programação
12h30 – Credenciamento
13h – Abertura e composição da mesa
14h – Palestra Panorama do Saneamento Básico na Bacia do Rio Suaçuí – Alessandro Saraiva Loreto – UNEC
14h40 - Perguntas e Debate
15h - PMSB – Como colocar em Prática - Jaime Costa da Silva e Carlos Eduardo Silva FUNASA
15h40 - Perguntas e Debate
16h - Prestação e Regulação de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento sanitário - Elbert Figueira Araújo, Paula Almeida - ARSAE
16h30 - Perguntas e Debate
16h50 – Encerramento
17h – Coffee Break

Serviço
Dia: 12/07/2017
Horário: 12h30
Local: Ardoce
Endereço: Rua Quatorze, 158, bairro Ilha dos Araújo – Governador Valadares/MG


Website: http://www.cbhsuacui.org.br/

Informações de contato