Manutenção da caixa de gordura previne entupimentos

A caixa de gordura, além de prevenir entupimentos, impede a contaminação da rede de distribuição de água. Mas, para que isso realmente aconteça, você deve estar atento à sua manutenção.

Brasília-DF (DINO) 12/8/2016
Geralmente ignorada, escondida no subterrâneo, a caixa de gordura tem um papel fundamental. Ela evita que a gordura se instale na tubulação. Esse dispositivo, além de prevenir entupimentos, impede a contaminação da rede de distribuição de água. Mas, para que isso realmente aconteça, você deve estar atento à sua manutenção, como alerta a Desentupidora Desentupir Já

Funcionamento
A caixa de gordura parece um grande balde. A água que existe dentro dela funciona como uma espécie de filtro para a gordura que vem da pia da cozinha e da máquina de lavar louça.
Como água e óleo não se misturam, quando esse líquido oleoso entra em contato com a água que já está na caixa, ele sai pelo outro lado já sem a gordura, que fica boiando no dispositivo.
Mas, a cada seis meses em casas e a cada três meses em condomínios, as caixas de gordura devem passar por uma manutenção para a retirada dessa sujeira que fica ali armazenada.

Prevenção
Lembre-se de que quanto menos gordura você jogar pelo ralo da pia, menos detritos ficarão acumulados na caixa.
Limpe bem os pratos e utensílios antes de lavá-los. Essa também é uma boa prática para se economizar água.
Utilizar um sistema de sifão também ajuda na retenção dos detritos.

Limpeza
Feitas de plástico PVC ou de concreto, as caixas de gordura possuem uma tampa removível, por onde é feita a limpeza.
A sujeira forma uma espécie de casca dentro da caixa, que deve ser retirada e descartada no lixo orgânico. Nunca jogue esses detritos na rede de água novamente, como nos vasos sanitários. Isso entupirá todo o sistema.
Hoje, é possível remover essa sujeira por meio de bactérias “comem gordura”. Elas são vendidas ensacada em forma de farelo. Mas atenção: esse método não é indicado para desentupir a caixa de gordura.
Mesmo utilizando as bactérias, é importante que você faça uma higienização. Use 200 gramas de sabão em pó e 3 litros de água.
De forma alguma utilize água quente ou soda cáustica na limpeza. Eles diluem a gordura, que se mistura com a água e escapa pela tubulação, causando entupimentos.

Por isso, sempre é melhor contar com profissionais especializados para esse trabalho. A Desentupir Já utiliza equipamentos e materiais específicos, que tornam a limpeza muito mais efetiva e cômoda.

Desentupimento
Quando há falhas na manutenção ou muita gordura sendo despejada pelo ralo, a caixa pode entupir. As consequências são:
- Mau cheiro;
- Proliferação e infestação de insetos e baratas;
- Escoamento lento da água da pia;
- Volta de líquido sujo pelo ralo;
- Transbordamento da caixa de gordura pela tampa;
- Entupimento da tubulação conectada à caixa.

Caso isso aconteça, você deverá entrar em contato com uma empresa desentupidora de sua confiança. Trata-se de um trabalho muito especializado.

A Desentupir Já conta com profissionais qualificados e oferece os seguintes serviços:
- desentupimento de pia;
- desentupimento de vaso sanitário;
- desentupimento de caixa de gordura;
- desentupimento de ralos;
- limpeza de fossa.
Para saber mais, acesse www.desentupirja.com.br

Website: http://www.desentupirja.com.br