A importância de um release

Todo tipo de empresa e prestação de serviços precisa saber o que é e também realizar um bom trabalho de divulgação de releases. Eles são uma poderosa ferramenta para promover notícias e conseguir um bom espaço em reportagens, colunas sociais, blogs, portais e outros meios de comunicação.

Entretanto, para que esse resultado seja alcançado, um bom release precisa estar atrelado a uma boa ferramenta de distribuição. Que tal descobrir como aliar a produção desse conteúdo a uma estratégia de divulgação?

Vantagens do release

  • Tornar seu negócio conhecido;
  • O produto ou prestação de serviço ser achado com mais facilidade pelo público alvo e/ou pela imprensa;
  • Criar reconhecimento da marca ou produto
  • Gerar tráfego para o site da empresa ou do assessorado;
  • Criar exposição e destaque para o negócio;
  • Construção da credibilidade do negócio, da marca, da empresa ou do assessorado.

Como se tornar notícia

O release é o primeiro passo a ser dado por uma assessoria de imprensa, empresa ou pessoa para divulgação de informações relevantes. Para que a jornada tenha sucesso é essencial que o release tenha força suficiente para se tornar notícia.

Quando o assunto ainda é novidade na mídia é mais fácil que o assunto seja divulgado na imprensa, caso contrário será necessária muita criatividade e competência para que se consiga obter sucesso. Outro aspecto que faz com que o release se torne interessante é quando possui alto interesse público.

A partir de um bom release é possível obter uma manchete em jornal, spots nas rádios, até mesmo ação publicitária. Tudo dependerá do assunto a ser retratado e a maneira com que o assessor de imprensa realizou o trabalho.

Estrutura de um bom release

Na maioria das vezes o release está sendo escrito para um grupo de jornalistas que irá decidir se aquela informação é relevante para ser divulgada, sendo assim adote um vínculo com esse tipo de leitor, ou seja, o texto deve ser o mais próximo possível de uma elaboração jornalística. Sendo assim, não utilize:

  • Pontos de exclamação;
  • Frases muito longas, ou seja, com mais de 60 caracteres;
  • Jargões de qualquer natureza;
  • Adjetivações;
  • Palavras e ideias repetitivas;

O release precisa:

  • Ser objetivo, mas consistente, com informações importantes;
  • Ser claro;
  • Ser de leitura rápida;
  • Ser encaminhado para os meios certos;
  • Prender a atenção do leitor por tempo suficiente;
  • Possuir um título criativo a fim de chamar atenção;
  • Conter contatos, como e-mail, telefones, para facilitar a comunicação.

Lembre-se que colocar o nome do seu cliente logo no título do releases pode desestimular a leitura. Sendo assim, é melhor evitar iniciar o texto com a empresa ou pessoa que está sendo assessorada. Entretanto, como em tudo nesse mundo há exceções, aqui também acontece. Se o release é, por exemplo, sobre uma empresa que bateu o recorde em produção, superou alguma meta ou uma grande concorrente, pode ser útil colocá-la como destaque no título. Tudo é questão de bom senso.

Procure o lugar certo

Nada adianta possuir um ótimo release sem saber onde e para quem divulgar. A jornada para conseguir os melhores contatos pode parecer impossível. Para encurtar o caminho entre seu release e os veículos de comunicação, você pode usar a nossa plataforma. O Dino tem o objetivo de alavancar maior visibilidade para o seu release por possibilitar a utilização de imagens, vídeos, mp3, documentos, links, website embutido, botões de compartilhamento, tudo em um só documento distribuídos para dezenas de sites e portais parceiros.

  • São mais de 500 veículos cadastrados
  • Mais de 4 mil usuários
  • Mais de 100 mil pageviews por mês.

Esses recursos são técnicas e artifícios de aprimoramento que hoje permitem ao usuário criar textos mais interativos e atraentes a fim de envolver e conquistar o público-alvo. Além disso, a plataforma permite que o release seja distribuído, de acordo com o assunto, para jornalistas e dezenas de sites e portais especializados na área de interesse de seu negócio.