Todo tipo de empresa e prestação de serviços precisa saber o que é e também realizar um bom trabalho de divulgação de releases. Eles são uma poderosa ferramenta para promover notícias e conseguir um bom espaço em reportagens, colunas sociais, blogs, portais e outros meios de comunicação.
Entretanto, para que esse resultado seja alcançado, um bom release precisa estar atrelado a uma boa ferramenta de distribuição. Que tal descobrir como aliar a produção desse conteúdo a uma estratégia de divulgação?
O release é o primeiro passo a ser dado por uma assessoria de imprensa, empresa ou pessoa para divulgação de informações relevantes. Para que a jornada tenha sucesso é essencial que o release tenha força suficiente para se tornar notícia.
Quando o assunto ainda é novidade na mídia é mais fácil que o assunto seja divulgado na imprensa, caso contrário será necessária muita criatividade e competência para que se consiga obter sucesso. Outro aspecto que faz com que o release se torne interessante é quando possui alto interesse público.
A partir de um bom release é possível obter uma manchete em jornal, spots nas rádios, até mesmo ação publicitária. Tudo dependerá do assunto a ser retratado e a maneira com que o assessor de imprensa realizou o trabalho.
Na maioria das vezes o release está sendo escrito para um grupo de jornalistas que irá decidir se aquela informação é relevante para ser divulgada, sendo assim adote um vínculo com esse tipo de leitor, ou seja, o texto deve ser o mais próximo possível de uma elaboração jornalística. Sendo assim, não utilize:
Lembre-se que colocar o nome do seu cliente logo no título do releases pode desestimular a leitura. Sendo assim, é melhor evitar iniciar o texto com a empresa ou pessoa que está sendo assessorada. Entretanto, como em tudo nesse mundo há exceções, aqui também acontece. Se o release é, por exemplo, sobre uma empresa que bateu o recorde em produção, superou alguma meta ou uma grande concorrente, pode ser útil colocá-la como destaque no título. Tudo é questão de bom senso.
Nada adianta possuir um ótimo release sem saber onde e para quem divulgar. A jornada para conseguir os melhores contatos pode parecer impossível. Para encurtar o caminho entre seu release e os veículos de comunicação, você pode usar a nossa plataforma. O Dino tem o objetivo de alavancar maior visibilidade para o seu release por possibilitar a utilização de imagens, vídeos, mp3, documentos, links, website embutido, botões de compartilhamento, tudo em um só documento distribuídos para dezenas de sites e portais parceiros.
Esses recursos são técnicas e artifícios de aprimoramento que hoje permitem ao usuário criar textos mais interativos e atraentes a fim de envolver e conquistar o público-alvo. Além disso, a plataforma permite que o release seja distribuído, de acordo com o assunto, para jornalistas e dezenas de sites e portais especializados na área de interesse de seu negócio.